Loading...

PANORÂMICA

Técnica radiográfica extra-oral que consiste num método prático que permite o exame radiográfico de toda a região dento-alveolar e estruturas adjacentes de interesse do cirurgião dentista em um único filme. É usada como exame radiográfico inicial, pois produz uma visão panorâmica do complexo maxilo-mandibular com uma dose de radiação muito pequena. Suas indicações são amplas e envolvem todas as especialidades, sendo largamente utilizada desde a clínica geral até o planejamento inicial de intervenções cirúrgicas complexas.

PANORÂMICA COM TRAÇADO PARA IMPLANTE

Traçado computadorizado realizado sobre a radiografia panorâmica, na qual são delineados os principais reparos anatômicos de interesse para a Implantodontia tais como: fossa nasal, espinha nasal anterior, palato duro, seio maxilar, forame mentual e canal da mandíbula. Utilizada frequentemente como pré-planejamento, ou seja, na avaliação prévia à tomografia para implantes.

TELERRADIOGRAFIA LATERAL

A Telerradiografia é uma técnica radiográfica que fornece uma imagem do crânio, da face e das partes moles, sem deformações e aumentos apreciáveis. Sobre ela realiza-se o traçado cefalométrico, sendo este uma importante ferramenta de diagnóstico para o tratamento ortodôntico, ortopédico ou orto-cirúrgico. Tem como indicações a avaliação do padrão dento-esquelético facial, planejamento do tratamento ortodôntico, avaliação progressiva da correção ortodôntica assim como dos casos tratados, análise funcional e determinação do tipo facial.

TELERRADIOGRAFIA FRONTAL

Visa avaliar o crescimento lateral do crânio e determinar se existem anormalidades de crescimento ou assimetria da maxila ou mandíbula. Também usada em cefalometria.

ÍNDICE CARPAL

Também conhecida como radiografia de mão e punho, é utilizada para determinar a idade óssea do paciente. Através deste tipo de radiografia, é possível analisar o número, o formato e o espaço entre os ossos e possibilita a avaliação do grau de maturação dos mesmos. O resultado deste exame é um aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos e auxilia a determinar a curva de crescimento do paciente e estima o estágio de desenvolvimento individual.